design de escritório despojado | catarinas design de Interação
ANO 2014
LOCALIZAÇÃO florianópolis | sc
TAMANHO 44m²
INTERVENÇÃO projeto de mobiliário planejado, projeto luminotécnico, especificação de tintas, comunicação visual, e decoração
COM A PALAVRA, O CLIENTE:Trabalhar com a Haus é sempre ótimo, esse é o nosso segundo projeto de escritório com eles, que vem acompanhando a nossa mudança de fase de forma bastante assertiva. Eles conseguem rapidamente captar nossas expectativas, estilo e necessidades para o ambiente e traduzir isso em soluções ideais e que expressam exatamente aquilo que buscamos!— catarinas design 2020
um design de escritório de espírito jovem para as catarinas design de interação
Espaço corporativo criado pela Haus Arquitetos que capta a essência de seus ocupantes com espaços corporativos que devem revelar a identidade da empresa, a organização do trabalho por meio de um layout personalizado e os valores da marca. É o que defende o engenheiro e arquiteto Marcelo Wolschick, "São ambientes que reforçam o DNA do negócio, área de atuação e a maneira de interação com o cliente. Imprimimos essa carga de valores e adequarmos o espaço para um melhor entrosamento da equipe."
Fomos contratados para projetar a primeira sede da Catarinas Design de Interação. O projeto ficou distribuído em uma sala de 44m2, dividida em estação de trabalho - para até seis profissionais -, uma área para reuniões e atendimento, outra de descanso e lazer e copa. "Precisamos estudar a planta, que era bem complexa - lembra a forma de um trapézio - e com diferenças na largura. Os desafios eram não perder espaço de circulação, promover a integração entre as três áreas de trabalho e evidenciar a sensação de conforto ", complementa Marcelo.
design de escritório despojado x um ambiente de trabalho acolhedor
Absorvidas as necessidades técnicas do projeto, o conceito cool, jovem e sem formalidades, idealizado pelas sócias, aparece nos detalhes e na escolha dos materiais, cores e texturas. A sala de trabalho, onde ficam as estações estruturadas por uma ampla mesa dividida em seis pontos, ganhou pufes de tons vibrantes e recebe luz natural, com vista de tirar o fôlego para o morro da Lagoa da Conceição (Florianópolis). O grafite de Daniel San (San participou também de um projeto Haus na mostra CASACOR) estampa as paredes, imprimindo ainda mais o clima despojado, tão desejado pela ‘Catarinas’. Cores, texturas e diferentes corujas moldam o grande painel de grafite encomendado exclusivamente para o projeto.
A área de reuniões, que ocupa o meio da planta, foi equipada com um painel com monitor que auxilia nas apresentações de projetos da empresa que trabalha com UX-design na capital catarinense. Por ali também ocorrem as oficinas internas e eventos da empresa. "Separamos essas duas salas por um painel fixo de vidro que recebeu película translúcida. Assim, a luz penetra e ao mesmo tempo isola os ambientes, garantindo mais privacidade", explica o arquiteto Alexandre.
No local de reuniões o destaque é a ilustração adesivada na parede, desenhada por uma amiga das empresárias. A copa, lavabo e hall servem como áreas auxiliares para a rotina dos colaboradores da empresa, mas sem perder a cor e alegria propostas pelo projeto. A vibração se faz presente ainda nas cores dos eletros e do mobiliário, reforçando a identidade visual da empresa. "O tapete em tear manual reforça a horizontalidade do espaço. A mobília solta explora cores quentes e vibrantes, móveis planejados imprimem serenidade ao ambiente. O bom design de escritório cuida também do projeto luminotécnico, que seguiu a intenção de aconchego, com explosão de luz nas áreas de trabalho, iluminação decorativa para o grande painel de grafite, e para as prateleiras, tudo com circuitos independentes que podem criar distintos cenários para cada ocasião de uso da sala", finaliza Alexandre.