escritório corporativo - espaço que potencializa a colaboração
ANO 2017
LOCALIZAÇÃO florianópolis | sc
TAMANHO 450m²
INTERVENÇÃO projeto e acompanhamento de execução completo de cinco salas localizadas no Square Corporate, transformando-as em uma única sala.
O projeto corporativo de uma empresa é capaz de gerar produtividade, satisfação e até inovação", defende o engenheiro e arquiteto Marcelo Wolschick, da Haus Arquitetos, segundo o profissional, o projeto arquitetônico deve abranger todos os detalhes da atividade laboral e não só ordenar a disposição do mobiliário adequado. Também precisa selecionar os tipos de materiais a serem empregados na parede, no piso e até no tipo de iluminação, detalhes que favorecem os espaços de trabalho
a configuração dos espaços de trabalho elaborados em um projeto de escritório corporativo potencializa a atitude colaborativa e bons resultados nas empresas
“Cada formato de negócio irá demandar um layout organizacional específico capaz de potencializar o desempenho individual e da equipe", realça Marcelo, lembrando, ainda, que não existem regras prontas, mas especificações determinantes para a concepção de cada modelo de negócio. O projeto de um escritório corporativo eficiente e inteligente que é capaz de ligar conceito e operação do negócio possui muito mais assertividade em engajar toda a equipe em prol da empresa e gerar mais resultados.
Com esta premissa, elaboramos a proposta do projeto corporativo para a Paripassu, empresa do segmento de tecnologia para o agronegócio, com sede matriz em Florianópolis e filiais São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Para o projeto corporativo da matriz em, adotamos áreas de convivência e saletas de encontros para pequenas e rápidas reuniões. O layout geral da empresa de administração horizontal ficou dividido nos setores de desenvolvimento e comercial/atendimento, todos integrados em um espaço amplo, aberto. O único setor que necessitou de um espaço privado foi o administrativo financeiro.
Os núcleos laborais com finalidades específicas têm seus espaços funcionais definidos, conectados e sem barreiras visuais, com poucas exceções que necessitam de ambientes mais silenciosos. É importante o time se sentir unido na questão da espacialidade no dia a dia", explica Alexandre Müller, arquiteto da Haus.
como desenvolver a estética no projeto de um escritório corporativo
Soluções estéticas trazem dinamismo e eficiência para o ambiente, as cores presentes no caderno de comunicação visual da marca foram inseridas no projeto em suas variações de azul e verde. O piso elevado recebe toda infra-estrutura técnica abaixo do carpete, que facilita o acesso em necessidade de alterações sem grandes custos para a empresa. Grandes plataformas integram-se aos ambientes em todos os setores, no desenvolvimento elas são mais livres, no atendimento e comercial onde as chamadas telefônicas são mais recorrentes divisórias em tecido para absorvem o ruído aéreo compõe o ambiente deste projeto corporativo.
O carpete confeccionado com materiais tecnológicos que não agridem as pessoas que sofrem de renite por não deixar que a poeira do ambiente suba ao ser trafegado e a iluminação trabalhada na temperatura de cor ideal para manter o dinamismo da equipe sempre em alta.
Contudo, não é tarefa fácil despertar o espírito de colaboração dentro das empresas. O exercício é diário e requer muito foco. A arquitetura soma bastante para alcançar este objetivo e favorece a sensação de pertencimento dos profissionais como equipe. Sem contar a importância da cultura corporativa, que deve ser clara e bem pautada, em favor da eficácia. O grande desafio é fazer com que as pessoas sintam que o projeto corporativo dos espaços é realmente útil, bem equipado e confortável.