quartos infantis - um olhar às necessidades das crianças
ANO 2017
LOCALIZAÇÃO são josé | sc
TAMANHO 30m²
INTERVENÇÃO projeto de arquitetura de interiores com desenho de mobiliário planejado, iluminação e decoração.
O projeto de arquitetura de interiores a seguir foi especificamente desenvolvido para os dormitórios das duas crianças da família. Quando falamos sobre quartos infantis, devemos levar em conta alguns fatores que são primordiais durante a elaboração do projeto, tais como a praticidade, o aconchego e a segurança. Além disso, devemos considerar também a versatilidade do projeto, para que ele possa se adaptar à criança em sua fase de desenvolvimento, de forma que o dormitório continue atendendo às suas necessidades durante seu período de crescimento. E foi com tudo isso em mente que os quartos infantis desta residência foram projetados.
versatilidade: a palavra-chave para os quartos infantis
Um dos quartos infantis desse projeto é o da filha do casal. Como a menina gosta de brincar muito, uma opção muito legal que foi inserida nesse projeto foi o uso de uma cama montessoriana baixa e uma cama superior, bastante lúdica. Este ambiente ficou ideal para transformar as brincadeiras das crianças, já que a filha costuma receber bastante as coleguinhas em casa para brincar.
Tal cama dá um aspecto incrível de aconchego ao quarto, que convida e incentiva as crianças a brincarem por ali. Ela conta com uma cabeceira estofada em tecido colorido que contrasta com a estrutura branca em MDF.
Em frente à janela há uma bancada de estudos completa e ampla, com uma gaveta superior para o armazenamento de objetos pessoais que devem sempre estar à mão, e também um gaveteiro inferior.
O móvel da TV conta com diversos nichos em roxo, fazendo uma brincadeira com as cores e contrastando com os tons mais claros do dormitório. Na parte inferior do móvel há os gavetões, ideais para o armazenamento dos brinquedos. O legal de eles ficarem na parte mais baixa é que os brinquedos podem sempre estar disponíveis para as crianças terem acesso direto a eles, tanto na hora de pegar para brincar, quanto para o momento de guardá-los para a organização do quarto. Ao centro do móvel está o painel para o televisor.
Por fim, há também um grande roupeiro com portas de espelho, que garantem uma ideia de amplitude ao ambiente.
A grande sacada deste dormitório é a versatilidade dos seus móveis. No centro do quarto há uma poltrona e dois puffs, que podem ser utilizados para o momento de assistir à TV, podem ser colocados mais ao lado para usar o local para as brincadeiras, podem acomodar as coleguinhas, enfim, garantindo muitas possibilidades de uso.
aconchego e utilidade no dormitório do filho - quartos infantis
O segundo quarto infantil do projeto é o do garoto, que também levou em conta todas as necessidades da criança para sua criação.
O dormitório do garoto também possui a cabeceira da cama estofada, porém aqui ela entra em uma padronagem Chevron que deixa o ambiente mais descolado. O roupeiro destaca-se pelo seu visual – que mistura portas com e sem espelhos – e pelo seu tamanho, que visa otimizar o espaço de armazenamento, tanto das roupas quanto dos brinquedos.
Logo em frente à porta de entrada há uma estante com prateleiras mais soltas, que abriga a TV, itens de decoração e alguns dos brinquedos da criança. Ao seu lado e sob a janela está a bancada produzida no mesmo MDF da estante, proporcionando conforto visual e uniformidade no ambiente. A bancada funciona como a área de estudos para a criança, tão necessária nos quartos infantis. Ambos os dormitórios têm vista para uma bela área verde que existe próxima à residência da família.