Iluminação natural, integração, muita história e integração
ANO 2018
LOCALIZAÇÃO florianópolis | sc
TAMANHO 94m²
INTERVENÇÃO projeto de arquitetura de interiores com reforma total do apartamento, grande intervenção civil com a integração de espaços para ampliação da iluminação natural.
COM A PALAVRA, O CLIENTE:Com sensibilidade e conhecimento técnico, a Haus tornou possível construir um novo lar, preenchido de elementos que significam muito para mim e que fazem parte da minha trajetória de vida. Os objetos de grande importância na minha história, móveis de meus avós e livros, tornaram-se estruturantes no projeto desenvolvido pela Haus. Mas isso foi possível porque a Haus possui apurado poder de ouvir as necessidades e anseios de seus clientes. Além dessa extraordinária habilidade, a Haus demonstrou competência e forneceu segurança para superar, comigo, os percalços próprios de uma obra em que foram removidas paredes, substituídos revestimentos e confeccionado quase todo o mobiliário.— Adelson André Brüggemann
A iluminação natural foi o pilar deste projeto. O cliente possuía um grande interesse em utilizar o máximo de luz natural possível. Dessa forma, os estudos para a criação dos ambientes tiveram um cuidado muito grande em integrar os cômodos à essa ideia além de garantir o máximo de aproveitamento dos espaços.
O cliente é um apreciador da arte e é curador do Museu da Alesc, em Santa Catarina, então, obviamente, o projeto foi idealizado seguindo um alto padrão criativo. Utilizou-se também uma ótima sintonia de cores, onde tons mais claros e neutros encontrados nos revestimentos, integrando com tons vivos e vibrantes em alguns pontos específicos do mobiliário e também dos elementos decorativos do projeto.
integração de ambientes e iluminação natural expandida
A necessidade principal do projeto era a integração com espaços para a melhor iluminação natural de todos os ambientes, para que a integração dos ambientes fosse possível, retiramos as paredes da circulação do apartamento, juntamente com a eliminação de um dos dormitórios criando assim um amplo living integrado (veja a casaCW, onde integramos também todos os ambientes sociais de um apartamento de 79M²) onde a iluminação presente em um cômodo, pode percorrer até o outro e ainda trazer uma grande sensação de amplitude.
Esta ideia pode ser vista na união de três espaços importantes: sala de estar, jantar, cozinha e sala de TV. O detalhe fica por conta de uma estante de livros que foi colocada, estrategicamente, para que as salas pudessem ser divididas, porém, sem perder a entrada de luz e o grande espaço gerado pela ausência de paredes dividindo os ambientes.
A sala de TV, por sua vez, é incrivelmente flexível e tem a possibilidade de transformação em um quarto de hóspedes. Ao entrar no apartamento, é possível ter uma visão ampla de todos esses ambientes, fazendo com que o morador consiga assumir uma posição de controle, além de aumentar bastante o conforto visual e as sensações de conforto e de estar em casa.
aproveitamento da iluminação natural para a criação da suíte master
É claro que a suíte também seguiu a linha de estudo em que o projeto foi pautado: a iluminação natural. Por mais que a iluminação no quarto tenha sido muito bem utilizada, outros fatores merecem destaque. A suíte principal é a união de dois dormitórios, sendo que foi possível aproveitar todo o espaço para transformar o quarto, o closet e o banheiro em ambientes únicos e de muita personalidade.
Para o closet a solução apresentada foi uma estrutura em metalom com os elementos principais suspensos, como as prateleiras e gaveteiros criando uma estética leve para o ambiente. Já o banheiro da suíte master tem poucos armários, um grande espelho ocupa toda a parede da bancada e a integração dos tons do revestimento cerâmico, da parede e da bancada traz unidade ao projeto.
O lavabo recebeu como pedido de briefing um ambiente surpresa, desconexo do projeto principal, mas conectado em sua essência, Desta forma o projeto apresenta iluminação em perfil de led embutido nas paredes e tetos contornando o desenho efetuado pelo revestimento cerâmico também aplicado no teto. O chão e a bancada recebem o mesmo revestimento cerâmico, o teto pintura preta além do cimento queimado aplicado nas paredes. Esse lavabo garantiu o uou tão esperado pelo morador.
a história sempre presente
Além de integrar os ambientes, o projeto também teve a preocupação de manter a história viva. Os móveis são a representação de vários momentos da vida do cliente, onde a mesa de jantar, as cadeiras e o aparador foram recebidos de herança e produzidos na década de 50 e 60, em um período onde as peças eram autenticadas com selos após a produção.
As peças são atemporais e fez com que surgisse uma liberdade para brincar com a interconexão entre dois estilos e tempos: contemporâneo e clássico. Essa distinção gerada pela utilização dos móveis históricos, fez com que o projeto ganhasse um charme a mais, além de otimizar o conforto e refletir toda a iluminação natural do ambiente.