sala de estar, jantar e bar back to black | mostra casacor SC
ANO 2017
LOCALIZAÇÃO florianópolis | sc
TAMANHO 69m²
INTERVENÇÃO reforma total do ambiente desocupado para receber o ambiente para a mostra.
PRÊMIO: Ambiente Mais Ousado pelo Voto do Juri TécnicoMostra CASACOR Santa Catarina 2017
o preto na história, e na sala de estar
Há algo no preto que o difere das outras cores. Sua simbologia ambígua foi capaz de seduzir piratas, aristocratas, artistas, invencionistas, monges e até o alto clero cristão. Foi a cor das trevas na Idade Média, assim como o tom do bom gosto e da sofisticação com Coco Chanel a partir da década de 1920. Sensível e melancólico, é também poderoso e requintado.
E como as cores vivem e se redefinem, no universo décor a paleta negra agrega elegância e despojamento à sala de estar, ao mesmo tempo em que conversa com o obscuro, o inquieto.
Com esse olhar meticuloso e ambivalente, a dupla de profissionais da Haus Arquitetos, Alexandre Müller e Marcelo Wolschick, traz para a Mostra CASACOR SC - Edição Florianópolis 2017, um ambiente poderoso e cheio de significados, sem rótulos, apelidado de Back to Black.
as cores da sala de estar, jantar e bar back to black
Sentidos e sensações são perceptíveis nas duas áreas comuns do projeto - sala de estar, jantar e bar Back to Black, desenhadas propositalmente para acolher, agrupar, pequenas ou grandes reuniões.
O tom eleito predomina nas paredes e nos objetos soltos, mas também abre espaço para o cinza e o branco, presentes no sofá de linho, na grande mesa de jantar, nas cadeiras, no tapete e também no buffet. "A escolha da cor partiu da vontade de não segregar e estereotipar pessoas dentro de suas caixas de viver.
Pelo contrário, com o preto queremos potencializar o encontro, amparado pela estética, elegância e despojamento, trazendo consigo alegria e a melancolia, para ele ou ela, sem distinção de gênero", afirma Alexandre Müller.
Apesar do aspecto sóbrio, a sala de estar, jantar e bar traz uma pontual variação de cores presentes nas peças de design, assim como nos quadros do inquieto artista plástico Diego de los Campos. Determinante na concepção do cenário geral, a iluminação é pontuada e sutil, sem explosões, contrastando com a sombra entre os materiais e os revestimentos do ambiente. "Buscamos o inesperado, com luz focal em pontos de interesse de fixação do olhar, proporcionando uma atmosfera de drama, sensualidade e mistério", finaliza o arquiteto Marcelo Wolschick.